DESENHO DE MODA - DICAS PARA INICIANTES (PARTE 2)

16:32

Olá, croquiadores! Quero começar o post agradecendo todo mundo que leu, comentou, e deixou suas dicas para o próximo post sobre desenho de moda (este no caso). Pra quem não viu no post passado comecei falando apenas sobre o básico, como os materiais necessários, bases para usar como inspiração, outras para baixar e ir treinando, expliquei também poses e proporções. Assim, quem tinha alguma duvida de como desenhar a base de um croqui (esboço) já teve uma ajudinha né? Agora vamos para o próximo passo! Já anda treinando com as poses que deixei, mas não sabe como pintar ou desenhar os cabelos? Como pintar a pele? Desenhar croquis plus size e grávidas? Ou fazer aqueles detalhes na roupa? Cá estou para te ajudar mais uma vez (hehe).

Hoje irei explicar todo o processo de criação de um croqui em tópicos, tirando as duvidas que ficaram no pots anterior ok? Para quem não sabe, nem todas as bases aqui foram feitas por mim, a maioria pesquisei na internet, mas neste post fiz uma ilustração especial para cada tópico (com minha assinatura: Tainá Silva) Mãos à obra croquiadores!

MATERIAIS 
- Sobre qual papel usar: Pode ser de qualquer marca, mas tome cuidado pois dependendo do material que ira usar a folha pode rasgar. No caso, para pinturas com lápis de cor, papel canson de gramatura menor, e para pinturas com marcadores ou aquarela, papel canson de gramatura maior.
- Sobre o sketchbook: É um caderno feito artesanalmente, ideal para levar na bolsa e fazer ilustrações na hora que a ideia vier. Quem quiser eu super recomendo os da Aquarelart Sketchbooks.
- Sobre as canetinhas: Para contornar e fazer detalhes recomendo compactor e da staedtler. Para pinturas com canetinhas eu recomendo o kit da Neo-Pen Compactor e Faber-Castell.
- Sobre lápis de cor e para desenhar: Recomendo os da Faber-Castell e staedtler para colorir. Teste e veja qual é o melhor para você, esses (H2, 2B, 4B e 6B) são para desenhar.

1º PASSO: ESBOÇO DO CROQUI
Comece pela escolha da pose para seu croqui, para iniciantes, é melhor apostar na posição mais usada: desfilando na passarela. Para treinar poses você pode baixar uma base na internet, onde podem ser encontrados croquis de diversos tipos e tamanhos, mas também pode copiar um modelo de uma revista colocando o papel (mais fino) em cima da foto e copiando o contorno. 
E para quem pediu, ai mais bases.
- Croqui Feminino
- Croqui Masculino
- Croqui Infantil 
- Croqui Gestante
- Croqui Plus Size
- Cabeça, Rosto, Mãos e Pés

2º PASSO: VESTIR SEU CROQUI 
Imagine o visual que você deseja criar, por exemplo, se deseja uma saia godê, acrescente pregas, estampas, plissados, laços, botões e outros detalhes. Vou deixar algumas imagens com mini tutoriais de como fazer esses detalhes nas roupas.
Abuse da imaginação criando bolsas, sapatos e acessórios para o seu croqui.


3º PASSO: CONTORNAR SEU CROQUI
Algumas pessoas preferem não contornar, mas ai vai do seu gosto. Corrija o que preferir e então comece a contornar, eu recomendo as canetas da Compactor, Nanquim (para contorno de cor preta) ou a caneta Bic (shimmers perfumada) cor de pele, mais conhecido como rosa claro, e para pele negra a caneta Kilometrica (paper mate) de cor marrom. 

4º PASSO: APAGAR O QUE DESENHOU DE LÁPIS 
Depois de corrigir e contornar seu croqui, apague os vestígios do que desenhou de lápis, isso serve para que o croqui fique ''limpo'' e não atrapalhe na pintura.

5º PASSO: PINTAR A PELE DO CROQUI
Para a pele fiz dois pequenos tutoriais mostrando quais cores usar para obter um bom resultado. Uma super dica é: Pinte sempre na mesma direção e em degradê (de fora para dentro) e com leveza ok? Se forçar a ponta pode quebrar, a folha rasgar ou seu desenho pode estragar.
Para a primeira usei:
- Caneta: Compactor preta para contornar, mas pode ser usada a caneta Bic (shimmers perfumada) cor de pele ou rosa claro.
- Lápis: Rosa claro
- Lápis: Laranja
- Lápis: Canela (marrom)
Para a segunda usei: 
- Caneta: Compactor preta para contornar, mas pode ser usada a caneta Kilometrica (paper mate) de cor marrom para pele negra.
- Lápis: Canela (marrom)
- Lápis: Marrom
Capriche na maquiagem, para o blush ou sombra use:
- Lápis: Salmão
- Lápis: Púrpura 
- Lápis: Bordô
Para os batons:
- Lápis: Bordô
- Lápis: Vermelho 

6º PASSO: DESENHAR E PINTAR CABELOS
A dificuldade para alguns é desenhar cabelos, e no começo também era a minha. Não é obrigatório, mas da todo um toque especial no croqui, então procurei por imagens que fossem melhores para entender. 
Para os cabelos assim como a pele, deve ser pintado em degradê, pinte mais forte nas pontas e na ''raiz dos cabelos''. O preto em algumas cores de cabelo serve para dar um efeito de movimento, o que fica lindo.
Cabelo Loiro:
- Lápis: Areia ou Dourado
- Lápis: Canela (marrom)
- Lápis: Cinza Escuro
Cabelo Preto:
- Lápis: Cinza Escuro
- Lápis: Branco
- Lápis: Preto
Cabelo Californiana:
- Lápis: Areia ou Dourado
- Lápis: Canela (marrom)
- Lápis: Marrom 
- Lápis: Bordô
Cabelo Ruivo:
Lápis: Canela (marrom)
Lápis: Bordô
Lápis: Marrom
Lápis: Laranja
Lápis: Cinza Escuro
Cabelo Platinado:
Lápis: Prata
Lápis: Cinza Escuro
Lápis: Branco
Cabelo Castanho:
Lápis: Marrom 
Lápis: Canela (marrom)
Lápis: Preto
1º Cabelo:
Lápis: Marrom
Lápis: Canela (marrom)
Lápis: Verde Água 
Lápis: Preto
2º Cabelo:
Lápis: Rosa Chiclete
Lápis: Carmim (lilás) 
Lápis: Azul
Lápis: Verde Água 
Lápis: Verde Claro
3º Cabelo:
Lápis: Carmim (lilás)
Lápis: Violeta (roxo)
Lápis: Preto
4º Cabelo:
Lápis: Amarelo Canário
Lápis: Prata
Lápis: Verde Água
Lápis: Cinza Escuro

7º PASSO: PINTAR ROUPA E ACESSÓRIOS 
Agora um mini tutorial de como fazer o efeito de luz e sombra. O efeito de sombra pode ser feito com o lápis preto (para cores escuras) ou com a própria cor da peça (para cores claras). Um exemplo é um vestido de cor amarela, talvez fazendo a sombra com o lápis preto não vá ficar tão legal, então pinte mais forte de amarelo nos contos e nas pregas.
Não tem segredo, pinte mais forte nos cantos da peça e pregas (onde fiz as setinhas) e vá clareando aos poucos formando um degradê. Já o branco fica legal para afeito de luz nos cabelos, acessórios e roupas.
Para o processo de pintura usei:
Canetinha: Vermelha
Lápis: Bordô
Lápis: Branco (para o efeito de luz na roupa)
Lápis: Preto (para o efeito de sombra na roupa)

 PASSO: FINALIZAR COM ASSINATURA 
Assim como o seu traço, a assinatura é a sua marca! Além de trazer seu estilo fica fácil de saber quem fez o desenho, então capriche.

Para você que tem paixão por desenhar, mas ainda escuta que nunca vai conseguir chegar onde quer: Não tenha medo de criar ou tentar algo novo, é nessas aventuras que aprendemos com os erros cometidos e evoluímos com os treinos - TS Croquis.  
Até o próximo post 

You Might Also Like

13 comentários

  1. Amei o post!
    Fantástico!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou Dany, espero que te ajude e inspire nas criações.
      Obrigada pela visita e espero te ver aqui mais vezes ❤

      Excluir
  2. Adorei ! Salvei a maior parte das imagens 😂😂! Bjs 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acompanhar sempre Isa Bjs😘
      Espero te ver aqui mais vezes ❤

      Excluir
  3. Nossa Que Fantastico adorei o post ,salvei quase todas as imagens !!
    Amei !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero te ajudar com essas dicas Larissa 😘 Obrigada pela visita❤

      Excluir
  4. adoreiiiii de mais tem tudoo!!!!!!!:)

    ResponderExcluir
  5. Que post fofo e o blog também, estou seguindo, conheci através do cbblogers, beijos.

    Desenhos Para Colorir Imprimir

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!!sou inicialmente estou adorando essas dicas de croquis

    ResponderExcluir
  7. Bem detalhista, gostei muito😍

    ResponderExcluir
  8. Post agradável, obrigado por compartilhar.

    elamaral...Graça e Paz! Estou aqui para desejar um Feliz Natal! Que o verdadeiro sentido, Cristo Jesus, que nasceu, viveu ,morreu - para nossa salvação -, e ressuscitou; seja a nosso viver. Que Ele possa se alegrar com nossa vida e atitude, e que o amor seja nossa marca.

    DESENHOS PARA COLORIR

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada

    ResponderExcluir

POSTS POPULARES

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *