EVENTO: SALÃO CEARÁ MODA CONTEMPORÂNEA 2016 + MINHA PARTICIPAÇÃO

23:00

(Todas as imagens do evento via - http://www.cearamodacontemporanea.com.br/)
Olá, croquiadores! No ultimo fim de semana de 27 a 29 de Abril, aconteceu aqui em Fortaleza no Centro de Eventos do Ceará, um dos eventos mais esperados, o Salão Ceará Moda Contemporânea, que proporcionou um encontro de marcas e muitos negócios para o setor da indústria têxtil, apresentando nossa moda cearense para o Brasil. O evento teve parceria com o SENAI e o SEBRAE, com  realização do SINDCONFECÇÕES -CE, SINDITÊXTIL-CE e SINDROUPAS-CE.

MINHA PARTICIPAÇÃO
No começo do ano fiz um post contando que ia participar na categoria Design, e o quanto era importante pra mim. Infelizmente não passei para a segunda fase, mas só de ter participado e saber que pessoas viram meu trabalho já valeu, e muito! Mas, na edição de 2017 estarei lá! E como o tema era sobre os 100 anos de samba no Brasil, escolhi vários assuntos dentro desse tema para elaborar os croquis, cada um com o assunto diferente sobre o grandioso centenário do samba!
As explicações dos croquis são exatamente as que mandei para o concurso, e cada croqui contava com uma fixa técnica bem elaborada, explicando todos os detalhes, tecidos, cores e costuras.

1° Croqui: No Samba de Roda
Como forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil, o samba de roda teve início por volta de 1860, e é composto por letras improvisadas que falam sobre a realidade vivida nos morros. A influência portuguesa fica por conta da introdução da viola e do pandeiro acompanhados por atabaques, ganzá, reco-reco, e violão.

2° Croqui: Noel Rosa
Sambista, cantor, compositor, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil, Noel teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e revelou-se um talentoso cronista do cotidiano, com uma sequência de canções que ressaltam pelo humor e crítica. Em 1930 veio o sucesso com o lançamento de ‘‘Com que roupa?’’ Um samba bem-humorado que sobreviveu décadas e hoje é um clássico brasileiro.

3° Croqui: Malandro - Samba de Gafieira
O samba de gafieira, enquanto gênero musical, inclui o samba-choro e o samba de breque. Uma das principais características, é a atitude do bailarino frente a sua dama: o referido “malandro” sempre protegendo a dama, dá a ela espaço, exibindo-a em todo o salão e ao mesmo tempo impedindo que outro homem venha tirá-la para dançar.

4° Croqui: Baianas
As famosas baianas de coreográfica poética e festiva no samba de roda, especialmente forte na região do Recôncavo são um das mais importantes e significativas representantes da cultura brasileira. Assim como as famosas Tias Baianas com um importante papel nos desfiles das escolas de samba.

5° Croqui: Notas Musicais – Aquarela Brasileira
As notas musicais são representadas graficamente com sinais, dependendo da posição em que estiverem indicarão os sons mais graves ou mais agudos. Pentagrama é o conjunto de cinco linhas paralelas e horizontais e quatro espaços entre elas, onde escrevemos as notas musicais. Aquarela brasileira, cores que representam as riquezas do nosso país encontradas na bandeira do Brasil.

6° Croqui: Samba Carnavalesco – Sapucaí
Marchinhas e Sambas feitas para dançar e cantar nos bailes carnavalescos. Projeto de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, inaugurado no ano de 1984 é um sambódromo localizado na Avenida Marquês de Sapucaí, sua pela estrutura, em peças pré-moldadas de concreto, mede cerca de 700 metros de comprimento. O local é o palco do festival popular mais famoso do Brasil, os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, o qual é realizado anualmente durante o feriado de Carnaval. 

O CONCURSO
O Concurso Ceará Moda Contemporânea tem como objetivo promover o reconhecimento e a valorização dos nossos estudantes e profissionais da moda. Mostrando toda sua criatividade, o concurso escolheu, após o desfile das coleções finalistas realizado no penúltimo dia, 28/04, os trabalhos vencedores de sua sétima edição. Os finalistas usaram em suas coleções tecidos das industrias cearenses que apoiaram o concurso, e também contaram com o apoio dos parceiros SENAC, UFC, Unifor, Fanor/Devry, Estácio/FIC, Faculdade Ateneu e Faculdade Farias Brito. Acategoria -Costura- teve uma avaliação no dia 2 de Abril, na qual os participantes receberam materiais e tiveram algumas horas para executar a prova da montagem completa conforme o croqui apresentado pela organização, a categoria -Modelagem- teve uma prova no dia 23 de Abril, na qual poderia ser feita por uma dupla ou individualmente e as modelagens foram feitas apartir da ficha técnica que foi interpretada, e os seis finalistas da categoria -Design- desfilaram suas coleções conceituais compostas por 6 looks no dia 28 de Abril, no evento.
Jeferson Caio
Bruno Queiroz
Marco Antônio
Gleyson Portela
Bruno Bandeira
Lidiana Diniz
TEMA DE 2016
Dividido em três categorias - Design, Modelagem e Costura - o tema desde ano foi ''O Centanário é do samba, mas quem faz o enredo é a moda''.

CATEGORIAS E VENCEDORES
- Design
1º lugar: Jeferson Caio Nascimento
2º lugar: Bruno Queiroz
3º lugar: Bruno Bandeira
Prêmio Mérito por Excelência - Lidiane Diniz

- Costura
1º lugar: Francisca Rejane Costa de Oliveira
2º lugar: Antônia Socorro Honório da Silva MINHA PROFESSORA GENTE!!!
3º lugar: Ana Lucia de Sousa Duarte

- Modelagem
1º lugar: Veronilda Monteiro Abreu de Sousa e Raimundo Cristiano Alexandre
2º lugar: Ana Claudia Carneiro e Ana Claudia Barros
3º lugar: Maria Daniela Souza Rodrigues


Bem croquiadores, e assim foi o concurso e um dos mais importantes eventos de moda aqui em Fortaleza. Gostaram? 

You Might Also Like

2 comentários

POSTS POPULARES

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *