DESENHO DE OBSERVAÇÃO: COMO MELHORAR SEUS TRAÇOS

16:08

(Créditos na imagem) 
Olá, croquiadores! Estou aqui para mais uma vez dar dicas que aprendi, e me ajudaram bastante a desenvolver meus traços e melhorar cada vez mais nos meus croquis. E a técnica de hoje é sobre o desenho de observação, como uma forma de melhorar e evoluir seus traços. Desenhar os objetos de sua própria casa é um bom começo, pois desperta a olhar de fato para aquelas coisas que, de tão familiares, acabam passando despercebidas. Mas não escolha um objeto por ser mais fácil ou mais difícil, escolha sempre um modelo porque gosta ok? Bora lá conhecer melhor o desenho de observação e ver as dicas!

O que é: O desenho pode ser definido como a interpretação de qualquer realidade através da representação gráfica. Esta parte do desenho artístico é o mais importante para o seu aperfeiçoamento como desenhista. As coisas que você desenhar partindo dessa atividade, irão demonstrar como você interpreta o mundo, como você faz escolhas de composição, como exatamente você pode retratar a forma, luz e sombra dos modelos que são observados ao seu redor.

O que é feito: No exercício do desenho de observação é desenvolvido o pensamento analógico e concreto, o senso de proporção, volume, espaço e é sobretudo um meio para se adquirir o domínio sobre os fundamentos do desenho, sobre a percepção visual e sobre o espaço no qual o desenho se desenvolve.

ExemplosA prática de esboçar uma cesta de frutas (natureza morta), o desenho de uma modelo (figurativo), ou o desenho de uma cena na rua, campos, praia e rios (paisagem) são exemplos de desenho de observação.
Em 2010 fiz parte de um projeto aqui em Fortaleza, que através de uma seleção levou os melhores alunos de artes para uma aula especial de desenho, lá fiz esses desenhos de observação usando como referência coisas que estavam dentro da sala (mesa com estabilizador, caixa de borrachas e um extintor).

Na mesma aula aprendi também sobre degradê, formas geométricas que podem ser usadas para formar outros desenhos, luz, sombra e qual o melhor lápis para cada parte do desenho.

DICAS PARA UM BOM DESENHO DE OBSERVAÇÃO
O Contraste
Uma boa reprodução dos tons de cinza e seus dois extremos: branco e preto.

A Proporção     
Precisão nas formas que compõem o seu desenho. Cada figura, cada detalhe possui a sua própria posição na folha.

Enquadramento e centralização 
Posicionamento do desenho na folha. Quanto mais centralizado e mais bem distribuído, melhor.

A Nitidez 
É a clareza entre um detalhe e outro do desenho. Existem áreas que precisam ser esfumaçadas e outras não. 

A Textura
Desenhar todos os detalhes, até mesmo que seja pequeno e com a maior precisão.

O Acabamento
Deixar o desenho limpo nas áreas brancas, com margem e sem manchas é muito importante.

E como começar um desenho de observação para quem é iniciante? Separei dois videos curtinhos que vão te ajudar, aperta o play ai e bora treinar!

Gostaram? Fiquem ligados que em breve vou fazer uma maratona de posts ensinando como reproduzir texturas e ilustrar estampas. Até o próximo post croquiadores 

You Might Also Like

3 comentários

  1. que show fico muito encatada pois tambem sou apaixonada por desenho, pena que nao nasce com esse talento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo, mas é só treinar bastante Bruna, muito obrigada pela visita viu flor ♥

      Excluir
  2. Nossa isso é muito difícil pra mim é preciso fazer um trabalho sobre isso

    ResponderExcluir

POSTS POPULARES

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *